Palestras

 

“cientista político equilibrado e independente”

Filósofo e cientista político, é uma voz influente no debate político brasileiro, conhecido por suas análises afiadas, que capturam a essência dos dilemas contemporâneos.

É colunista da VEJA e comentarista político na rádio e TV BandNews e professor de ética e Pensamento crítico no Insper.

Schüler é referência na área de políticas públicas e modernização do Estado.

Foi Secretário de Justiça e Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul e coordena o Mapa da Contratualização da gestão pública, ampla pesquisa de dados sobre parcerias de gestão público-privada no país.

Filósofo e Pensador

Doutor em Filosofia pela UFRGS, com pós-doutorado pela Columbia University. Criador e Curador do Fronteiras do Pensamento, tem a habilidade de construir pontes entre diferentes áreas do conhecimento, fomentando o diálogo e a reflexão sobre questões fundamentais da nossa época.

TEMAS DE PALESTRA:

1. Cenário Político: Quais são as variáveis e riscos que marcam o contexto politico brasileiro e as perspetivas que temos pela frente.

2. Ética corporativa: Quais os principais aspectos que envolvem o comportamento ético das pessoas nas empresas e organizações?

3. Pensamento crítico na era da (des)informação. Como a habilidade de pensar criticamente pode incentivar a inovação e a adaptabilidade nas organizações.Como cultivar o senso crítico aguçado, o questionamento, e a capacidade de análise e reflexão.

4. O que está em jogo nas eleições municipais deste ano? A realidade dos municípios, o peso da polarização nacional, as principais agendas em disputa e os impactos para 2026.

5.A revolução silenciosa: modernização e reformas no Brasil. Como entender as reformas que vem sendo feitas, as reformas que precisam ser feitas, e a revolução silenciosa que vem transformando o setor público brasileiro, em especial nas relações entre governos e setor privado.

6.Educação para todos: desafios e oportunidades.Como sair da mesmice a apostar em um processo de transformação da educação brasileira. Como outros países estão inovando na educação pública.

7. Governo empreendedor

Os governos devem “navegar”, ao invés de “remar” (David Osborne)

Como o governo pode trabalhar em parceria com o setor privado? Como envolver a sociedade civil na solução de problemas? Quais são as melhores experiências de inovação e resultados de impacto, na gestão pública brasileira?

8. O mal-estar da democracia. Como a revolução tecnológica impactou a democracia. O acirramento da polarização, o tribalismo, a sensação da instabilidade crônica, e como devemos agir, neste cenário.