“cientista político equilibrado e independente”
Filósofo e cientista político renomado, é uma voz influente no debate político brasileiro, conhecido por suas análises afiadas, que capturam a essência dos dilemas contemporâneos.
É colunista da VEJA e comentarista político na rádio e TV BandNews e professor de ética e Pensamento crítico no Insper.
Foi Secretário de Justiça e Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul e coordena o Mapa da Contratualização da gestão pública, ampla pesquisa de dados sobre parcerias de gestão público-privada no país.
Doutor em Filosofia pela UFRGS, com pós-doutorado pela Columbia University. Criador e Curador do Fronteiras do Pensamento, tem a habilidade de construir pontes entre diferentes áreas do conhecimento, fomentando o diálogo e a reflexão sobre questões fundamentais da nossa época.
Quais são as variáveis e riscos que marcam o contexto politico brasileiro e as perspetivas que temos pela frente.
A realidade dos municípios, o peso da polarização nacional, as principais agendas em disputa e os impactos para 2026.
Como a habilidade de pensar criticamente pode incentivar a inovação e a adaptabilidade nas organizações. Como cultivar o senso crítico aguçado, o questionamento, e a capacidade de análise e reflexão.
Como o governo pode trabalhar em parceria com o setor privado? Como envolver a sociedade civil na solução de problemas? Quais são as melhores experiências de inovação e resultados de impacto, na gestão pública brasileira? O que se espera hoje de uma liderança pública, assim como de gestores, em termos de modernização administrativa? Esses são alguns dos tópicos abordados nesta palestra focada em casos e exemplos práticos na área de gestão de cidades e na modernização do Estado.
Como entender as reformas que vem sendo feitas, as reformas que precisam ser feitas, e a revolução silenciosa que vem transformando o setor público brasileiro, em especial nas relações entre governos e setor privado.
Quais os principais aspectos que envolvem o comportamento ético das pessoas nas empresas e organizações?
Como sair da mesmice a apostar em um processo de transformação da educação brasileira. Como outros países estão inovando na educação pública.
Como a revolução tecnológica impactou a democracia. O acirramento da polarização, o tribalismo, a sensação da instabilidade crônica, e como devemos agir, neste cenário.
Fernando Schüler é Professor do Insper, em São Paulo, Doutor em Filosofia e Mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Pós-Doutorado pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque. É Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Especialista em Gestão Cultural e Cooperação Ibero-americana pela Universidade de Barcelona (UB).
Foi Secretário de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul e Diretor da Fundação Iberê Camargo. É criador e curador do Projeto Fronteiras do Pensamento. Possui experiência na área de análise política, com ênfase nas áreas de políticas públicas, história e filosofia política. É colunista da VEJA e da rádio e TV BandNews.
Filósofo e cientista político. Professor de ética e Pensamento crítico no Insper, colunista da VEJA e comentarista político na rádio e TV BandNews.
© 2024 Fernando Schuler. Todos os direitos reservados | Feito com ♥ por Ricardo Dutra